sexta-feira, 11 de maio de 2018

Lula, Boulos e Ciro, 2018



Parte considerável dos eleitores do Lula estão sugerindo que este apoie e indique Guilherme Boulos. Realmente é um grande quadro, tem uma fluência na fala, um conhecimento de país, e mesmo bastante carisma. Porém ele é uma aposta para o futuro. Ainda é pouco conhecido e considerado radical por grande parte da sociedade. Dificilmente uma eleição majoritária tem como vencedor um candidato considerado radical. Mesmo com a indicação de Lula, creio não ter chances nenhuma. Seria entregar a eleição para a Direita ou extrema Direita. A entrevista de Boulos ao programa Roda Viva da TV Cultura demonstra o grande preparo do entrevistado.

Acho correto o Boulos e a Manuela (que também acho um grande quadro) fazerem campanha como pré candidatos, expondo seus nomes e ficando conhecidos, consolidando sua atuação política. Porém, creio que na data limite para o lançamento de suas campanhas, deveriam desistir do Planalto e se lançarem para deputados federais. Mais do que nunca a esquerda e o campo progressista, necessitam de fazer uma boa bancada. Com a atual exposição feita nos últimos eventos políticos, seriam eleitos com uma grande votação e levariam mais deputados da esquerda para o Congresso através da legenda. O Golpe só foi possível porque o governo eleito de Dilma Roussef foi engolido por um Congresso hostil. Após darem um golpe parlamentar, não pensarão duas vezes em dar outro.

Assim, concordo com o Miguel do Rosário, (em seu artigo publicado em seu blog) Lula deveria indicar Ciro.  Certamente  críticas podem e devem ser feitas ao Ciro, como inclusive ao próprio Lula, (para este autor, o maior político da história do país). Creio ser equivocado Gomes não ter comparecido no ato supra partidário contra o fascismo e querer se distanciar de Lula para tentar buscar os votos dos anti PT. Acredito ser um erro  pq esses votos ele, por ter sido ministro de governos do PT, já não tem. Ao mesmo tempo cria toda essa rejeição aos partidários do PT e de Lula. Acho saudável suas críticas aos erros estratégicos, mas realmente, em alguns momentos parece querer conquistar votos da direita e enfurece os petistas.
Porém, não há dúvidas que é bastante qualificado, tem experiência, projeto de país e políticas públicas progressistas. Sua discussão sobre a desindustrialização que o país passa e a substituição por importados é de grande relevância.

Poderá fazer um grande governo. Porém, se eleito (isso se tivermos eleições), a militância de esquerda deve cobrar uma posição sobre Lula (visto que foi condenado sem observância ao devido processo legal, sendo que com isso todos ficamos vulneráveis), tomar medidas institucionais duras sobre as ilegalidades arbitrárias do Judiciário, para restabelecer o Estado Democrático de Direito, espantando o estado de exceção e dando possibilidade dos governantes eleitos exercerem seus mandatos. 

Lula poderia ter um ministério em um possível governo Ciro, dando lastro político e popular. Seria bastante útil a presença de Lula nas composições com um Congresso heterogêneo.
Infelizmente, por todos os argumentos expostos por Rosário, Lula não tem condições de participar dessa eleição. Entendo o seu eleitorado (ao qual eu me filio), porém não pode-se entregar as eleições de mãos beijadas para a Direita ou extrema Direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário